terça-feira, 1 de setembro de 2009

Começo (Vagner)

Faz três anos e meio que eu não sinto isso. É uma sensação boa, de perspectiva, que só te atinge quando algo novo está por vir. O começo de um novo ciclo, um ciclo que se chama Faculdade de Comunicação.

A princípio só o óbvio é novo. As pessoas em nada remetem ao meu passado recente. No meu antigo lar, a Faculdade de Economia, haviam essencialmente pessoas padronizadas. Mesmo em seus objetivos, não sonhos, boa parte queria um emprego público ou uma carreira bancária, algo bem natural nos tempos atuais, mas nada motivador. Na Facom, tenho conversado com pessoas que tem algum pequeno sonho. Desde achar um caminho, até fazer algo que modifique a estrutura ao seu redor. Algo indubitável é que as pessoas são mais bonitas também. O simples fato de haverem mais mulheres no campus já é um argumento de grande relevância.

Ainda assim, alguns fatores são bem parecidos. A estrutura, fria e isolada, é algo que liga esses lugares energeticamente. É fato que a Facom é um ex-refeitório transformado numa Faculdade, ainda assim, coisas simples como fotografias e pôsteres de filmes poderiam ser espalhadas por todo o recinto, e não só uma pequena exposição frontal. Assim como outros murais semelhantes aos da varandinha. Isso deixaria a Faculdade um pouco mais... cultural. Algo semelhante também, é que assim como em Economia o quadro docente é muito parecido, tanto no gênero como na composição étnica, e eu tenho plena certeza de que isso não é por acaso. Problema presente em toda Ufba, ao qual pretendo continuar com os debates. Gosto de mudar a estrutura das coisas.

Enfim, tudo é muito novo pra mim. Apesar do meu tempo de Ufba, nesse novo habitat eu sou filhote. Acredito que daqui a algum tempo eu lerei esse texto novamente e pensarei: “Que ingênuo...”. Mas é o agora que vale e ter a consciência de que nas mudanças “novos agora” virão, já é o suficiente pra dizer que eu estou muito mais do que feliz e que esse é o meu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário